Mercearia do Conde comemora 24 anos com lançamento de livroObra artesanal reúne receitas, ilustrações e histórias do (quase) tradicional restaurante paulistano |
O livro é todo desenhado e escrito à mão pelo artista plástico Marco Mariutti, amigo das autoras e que faz parte da história da Mercearia desde o início. Todos os aventais dos garçons são pintados à mão por ele, além das telas expostas no restaurante. No livro, Maddalena Stasi e Flávia Marioto (Shanti Nilaya para os íntimos) trazem histórias, curiosidades, depoimentos de gourmets e gourmands sobre o restaurante, como a chef e escritora mexicana Lourdes Hernandez e a pesquisadora Roberta Saldanha, além de 14 receitas descomplicadas e que são a cara do restaurante. Dentre elas, algumas marcas da Mercearia, como a criatividade, a experimentação e os passeios por diferentes culturas. É o caso da entradinha de guacamole com beiju de tapioca, em vez das tradicionais tortillas mexicanas, uma fusão entre Bahia e México. Também há receitas das saladas, frescas, saborosas e tão generosas que fazem até as vezes de prato principal, como a tunisiana ou a refrescante sopa fria de abacaxi com hortelã e coalhada fresca. Como pratos principais, a torta de cenoura e emmenthal, o risoto de abóbora com carne seca, o filé de frango recheado com damasco ao molho de tamarindo, o nhoque de mandioquinha servido em cestinha de parmesão, uma gostosura dupla lançada no restaurante e que virou depois moda nas casas da cidade. Como sobremesas, para adoçar sem complicar, estão a sinfonia de figos, creme de hortelã, creme de manga, banana da terra grelhada. Como drinks, a Caipirinha Tropicana (que reúne abacaxi em cubos, limão siciliano, hortelã fresca e cachaça) e o Suco Cura-Ressaca (água de coco, abacaxi, limão siciliano com folhas de hortelã) e a história de um suco que se tornou um hit na cidade, o de mexerica. Suco com gosto de infância, que remonta às aventuras da chef Flávia Marioto na fazenda do avô na cidade de Mogi Mirim.
|
As sócias Flávia Marioto e Maddalena Stasi, do restaurante Mercearia do Conde e Condessa, lançam seu primeiro livro, artesanal, com histórias e curiosidades gastronômicas. Crédito da foto: Jade Stickel
|
A Mercearia foi um dos primeiros restaurantes que a chef Lourdes Hernandez conheceu quando se mudou para São Paulo. "Encontrei nele todas as coisas que amo: sabor, cor, aconchego, simplicidade e surpresa", explica. "Uma cozinha muito criativa e de muitas vertentes, uma explosão de cores, uma profusã o de sabores", destaca a pesquisadora gastronômica Roberta Saldanha. "Levamos 3 anos para produzir o livro. Era para ser um livro comemorativo dos 20 anos da casa, mas sua confecção artesanal e afetiva fizeram com que reescrevêssemos e reinventássemos tanto que só conseguimos lançá-lo agora, às vésperas do aniversário de 24 anos, que será comemorado no mês de novembro", explica Maddalena Stasi. "É o nosso primeiro livrinho e tem a nossa cara, é superartesanal, impregnado de arte, delícias e alegria. Tem o espírito da Mercearia: uma cozinha para alegrar os sentidos e fazer o corpo feliz", completa a chef Flávia Marioto.
O livro reúne colagem de amigos, croquis e curiosidades sobre como surgiu a Mercearia. Criada em 1991 pelas sócias, a irrequieta chef Flávia Marioto e a restauratrice Maddalena Stasi, a casa era originalmente uma mercearia e vendia mantimentos a granel, queijos, cereais e massas. Um cafezinho começou a ser servido no balcão. Para acompanhar, algumas delícias, como um sanduíche na baguete quentinha, um bolo e uma torta (como a tradicional de frango, que permanece até hoje no menu). Daí, não parou mais e assumiu definitivamente a sua vocação de restaurante.
|
Capa do livro (Ed. Dash) que será lançado, com coquetel, no dia 03/agosto, na Mercearia do Conde, no Jardim Paulistano.
|
A colorida casa de esquina na Joaquim Antunes ainda guarda resquícios do antigo armazém de secos e molhados, com azulejos brancos nas paredes e objetos pendurados pelo teto. Não deixou de ser, de certa forma, uma mercearia. Continua sendo uma loja, onde se vendem tapetes, bolsas, enfeites, toalhas, louças e um monte de outras coisas. Fadas e trapezistas parecem voar pelo ambiente, decorado, ainda, com quadros, esculturas, pierrôs, espelhos, imãs de geladeira, relicários, bicicleta, vassouras, panos de prato bordados, sacolas de feira, móbiles e artesanatos vários espalhados pelo salão. Objetos de arte e de memória. Uma cozinha afetiva em um ambiente lúdico. Por isso, no livro, também flutuam bailarinas, trapezistas, pierrôs, nobres, plebeus, figuras mágicas dessa viagem gastronômica que é a Mercearia do Conde, um dos lugares mais vivos e astrais de São Paulo.
Ficha Técnica:
Título: Mercearia do Conde - Algumas Lembranças, Receitas e Histórias de Um (Quase) Tradicional Restaurante Paulistano
Autoras: Flavia Marioto e Maddalena Stasi
Ilustrações: Marco Mariutti
Editora Dash. 72 páginas.
Preço: 47 reais.
Onde comprar: na Mercearia do Conde e nas principais livrarias da cidade
Vendas on line: www.editoradash.com.br
Tel.: 11 2667-6314
Sobre as autoras:
A paulistana Flávia Marioto e a baiana de origem, mas paulistana de criação, Maddalena Stasi são amigas que resolveram, em 1991, transformar a paixão pela gastronomia em negócio com a abertura da Mercearia do Conde, no Jardim Paulistano, e anos mais tarde, em 2001, com a segunda casa da dupla, o Condessa, na Vila Nova Conceição, em São Paulo. Autodidata, a chef Flávia Marioto apresenta uma cozinha contemporânea com inventividade. Com pouco sal, pouco açúcar ou fritura, mas muitas especiarias, ingredientes frescos, temperos, pimenta e criatividade, a chef alia culinária saudável com sabor. Formada em Artes Cênicas e praticante de ioga, pilates e dança contemporânea, a chef Flávia Marioto transporta para a gastronomia toda essa energia artística. Aprendeu a cozinhar já na adolescência, nos encontros tradicionais da família de origem italiana, de Vicenza, e nos banquetes árabes de Natal, pelas mãos da mãe e da avó libanesa. Flávia é filha dos ex -donos da Evolução, loja pioneira de artigos para gourmets em São Paulo. Também de uma família gourmet, com cozinheiras de mão cheia, de origem italiana (da região de Puglia) e baiana, a psicóloga Maddalena Stasi é sobrinha do pesquisador Caloca Fernandes, autor de diversos livros de gastronomia, e de Bettina Orrico, culinarista responsável pelas receitas da revista "Claudia". Na Mercearia do Conde, Maddalena cuida da parte administrativa, enquanto a chef alça os voos criativos. As sócias têm como paixão viajar pesquisando ingredientes e culturas inspiradoras. O resultado é uma cozinha afetiva e um menu de várias vertentes, com base no que leem, veem e sentem.
Sobre o ilustrador:
Marco Mariutti é formado em engenharia pela USP, mas logo fez a opção profissional pelas Artes Plásticas, produzindo desenhos sobre papel e pinturas sobre tela. Expôs em galerias importantes de São Paulo, como a de Monica Filgueiras, e ficou bastante conhecido pela pintura colorida e exclusiva em tecidos, marca registrada de seu trabalho, para segmentos de decoração, móveis e presentes.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário