terça-feira, 31 de julho de 2012


CARNE DE CORDEIRO: SOFISTICAÇÃO E SABOR MARCANTE

Cordeiro é um luxo como poucos na gastronomia de alto sabor.
Excelente se combinado com um vinho à sua altura

Sinônimo de sofisticação e bom gosto, a carne de cordeiro ocupa uma posição de destaque entre os alimentos mais apreciados do mundo. Considerada uma das carnes mais nobres, ela é macia e suculenta, além de ter grande valor nutritivo por ser rica em minerais, como ferro, fósforo e cálcio, e uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B.

Cordeiro é o ovino de até um ano de idade - a qualidade da carne é influenciada pela idade do animal e pelo peso de abate, entre outros fatores como nutrição, sistema de manejo, sexo e raça. Sua carne é macia, entremeada de gordura, menos fibrosa que a carne de boi e de sabor e aroma marcantes. E assim como a carne bovina, possui diferentes formas de preparo e seus diversos cortes são um deleite para os apreciadores da boa culinária.

“Equilibrando ótimo sabor, alto valor proteico e teor adequado de gordura, o cordeiro está entre as carnes mais saudáveis e nutritivas”, explica a nutricionista do Grupo Montana Grill, Edilaine Sponchiato.

O carré de cordeiro é considerado o mais famoso. Mas não é o único. É possível encontrar cortes diferentes de pernil, paleta e lombo, costela e até mesmo picanha e o T-Bone (corte similar ao da bisteca, com espessura mais alta). O modo de preparar cada corte requer um cuidado especial e as possibilidades de tempero passam pelos mais suaves até os mais marcantes.   

O Sabor da carne de cordeiro harmoniza muito bem com o vinho. A sugestão de acompanhamento vai de um Bordeaux tinto, Rioja, a um Cabernet Suavignon chileno. “O cordeiro e o vinho foram nascidos um para o outro. Sua combinação permite um paladar inesquecível para os apreciadores”, define Edilaine.

As Churrascarias Montana Grill (Campinas, São Paulo, Goiânia e Porto Alegre) realizarão, de 01 a 31 de agosto, o Festival do Cordeiro e do Vinho, uma excelente opção para as noites de inverno.


AUMENTO
O brasileiro consome, em média, 700 gramas de carne de cordeiro por ano. A média mundial é de 4,5 quilos. Mas, aos poucos, ela vai ganhando evidência no mercado. O aumento pela sua procura e a elevação dos preços tem atraído um número cada vez maior de criadores. Do ano passado para cá, a arroba da carne de cordeiro subiu mais de 20%. Em junho de 2011, o produto custava R$ 180. Hoje, está em torno de R$ 220. De acordo com o IBGE, nos últimos 10 anos o rebanho de ovinos no estado de São Paulo dobrou de tamanho.


SOBRE O GRUPO MONTANA GRILL
Por iniciativa de Chitãozinho & Xororó, que queriam expandir seus negócios para além da música e da pecuária, nasceu em 1994 o Grupo Montana Grill. São quatro churrascarias espalhadas por São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Campinas, que oferecem cortes de carnes nobres selecionadas, produzidas principalmente na Argentina e no Uruguai especialmente para o Grupo Montana, e diversos tipos de saladas e molhos, além de bufê de pratos quentes, iguarias japonesas e adegas climatizadas, em ambientes amplos e sofisticados.

Em 1997 foi criada a rede de grelhados fast food Montana Express, que atualmente possui 114 unidades em funcionamento ou em fase de instalação e planos para ampliar o número de franqueados. Ainda no segmento de restaurantes, o Grupo criou o Montana Steaks, um restaurante "a la carte", do autêntico tipo steakhouse, com os melhores acompanhamentos da cozinha internacional. Em seu cardápio estão contidas as melhores carnes premium do mercado, selecionadas e com acompanhamento direto do produtor, em cortes exclusivos.

O Grupo investe ainda em uma nova concepção de loja de carnes: o Montana Carnes & Cia., criado com o intuito de suprir a grande procura por um lugar onde fossem encontradas todas as carnes Montana, assim como produtos selecionados e de alta qualidade. A loja está instalada em Campinas, interior de São Paulo.

E ampliando ainda mais seus negócios, em 2010 o Grupo Montana Grill, por meio de uma ambiciosa sociedade, iniciou o processo de expansão da marca Thathagurt, a primeira frozen iogurteria do interior de São Paulo, transformando-a em franquias. A marca tem hoje 15 lojas em funcionamento, comprovando seu sucesso entre os consumidores de frozen yogurt. 

Saiba mais em www.montanagrill.com.br.

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