sábado, 7 de julho de 2012

Brasileiro é produtor de um dos 50 Melhores Vinhos de Portugal

No ano de 2004 o empresário brasileiro André Manz mudou-se com sua família para a pacata aldeia romana de Cheleiros, apenas a 30 minutos de Lisboa. Aí descobriu uma casta de uva portuguesa quase extinta chamada Jampal e começou um projeto de recuperação da tradição vitivinícola em Cheleiros e dessa uva perdida, que dá origem ao “Dona Fátima”, um dos 50 melhores vinhos de Portugal.

O sucesso da uva Jampal é um triunfo para o produtor Brasileiro natural de Caraguatatuba SP, mas também para um modo de vida e um conceito quase esquecido. Especialistas aconselharam André a substituir as uvas, devido à sua baixa produtividade, mas ele persistiu com a colheita. Ele diz: "Eu não queria produzir uma grande quantidade de vinho. O que eu queria era um bom vinho. Então eu disse 'vamos tentar este ano e, se o resultado não for bom, vamos mudá-lo no próximo ano'. "

Em 2011 a ViniPortugal lançou um desafio à reconhecida crítica de vinhos Julia Harding MW (Jornalista do Ano em 2011): Selecionar os 50 Melhores Vinhos de Portugal.

Entre Outubro de 2011 e Julho de 2012, a Master of Wine Julia Harding (braço direito da famosa Jancis Robinson) provou mais de 1200 vinhos de qualidade para seleção, incluindo vinhos espumantes, vinho do Porto, Moscatel e Madeira. O fato de uma das suas escolhas ser o “Dona Fátima 2011” da ManzWine, que é o único vinho do mundo feito exclusivamente com a uva Jampal, faz com que a lista ainda mais significativa.

Os TOP 50 Portuguese Wines foram apresentados num roadshow organizado pela ViniPortugal que contou com a presença do Trade, dos Media e de consumidores, que degustaram os melhores vinhos que Portugal tem para oferecer em Londres (15 de Junho), Edimburgo (20 de Junho) e Manchester (21 de Junho).

Mas o resultado superou todas as expectativas, com um vinho branco fora do comum, causando uma sensação entre todos os que o provavam. Dona Fátima tem uma intensa frescura, um aroma cheio, sustentado, uma boca elegante, persistente, e um bom equilíbrio de acidez com complexidades adicionais de carvalho francês novo.

O entusiasmo que vem de criar algo único impulsionou o projeto Jampal e levou à honra de ser colocado entre os melhores de Portugal. "É realmente uma honra ser classificado entre os melhores vinhos em todo o país", diz André Manz. "É mais do que podíamos ter imaginado quando iniciámos poucos anos atrás. Mas isso é uma prova notável para o nosso vinho e para a variedade de uva que tivemos a sorte de recuperar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário