quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Festival Fogão & Alambique - Cachaça Cambraia e Bar da Dona Onça, São Paulo

A Cachaça Cambraia começou em 2010 a realizar eventos gastronômicos com grandes chefs de cozinha. Neste ano, o evento acontece no Bar da Dona Onça, e coube à chef Janaína Rueda a criação do irresistível cardápio Fogão & Alambique 2012, com pratos e drinques preparados e harmonizados com a bebida – que será servido de 9 de Novembro a 9 de Dezembro.

A chef Janaína Rueda cresceu vendo a cachaça como uma bebida que merece e deve ser apreciada no dia a dia. Em 2008 abriu o seu Bar da Dona Onça, casa que brilha especialmente pela gastronomia e onde a cachaça é a bebida líder em vendas.
         Diante disso, não poderia ser mais feliz a escolha de Janaína Rueda e do Bar da Dona Onça para a terceira edição do evento Cambraia - Fogão & Alambique – que durante um mês inteiro, a partir de 9 de Novembro, vai oferecer um cardápio especial com pratos e drinques preparados e harmonizados com a Cachaça Cambraia.
        “Não chegamos ao Bar da Dona Onça por acaso”, afirma Carolina Steagall Tommaso Harley, diretora da Indústria de Bebidas Pirassununga, produtora da Cachaça Cambraia.
        “Além de sua rica gastronomia inspirada na cultura do interior paulista, Janaína Rueda é grande apreciadora de cachaça e tem em seu bar uma carta com 47 diferentes rótulos de cachaça.”

Cachaça na massa do pastel – Janaína Rueda é paulistana da gema – nasceu no Brás, viveu muitos anos no Bexiga e hoje seu dia a dia está inextricavelmente ligado ao Centro da cidade: ela mora e tem seu concorrido bar no Edifício Copan, um dos mais representativos ícones da grandiosidade de São Paulo.
        Neta de italiana com negro e de espanhola com português, Janaína cresceu “mergulhada” na cachaça... “Minha família sempre valorizou uma boa cachaça. Mas foi mais recentemente, a partir de 2003, quando comecei a namorar com meu marido Jefferson, que passei a tomar cachaças melhores e a apurar meu paladar para a bebida. Eu e o Jefferson gostamos tanto que temos até uma coleção, com mais de 100 diferentes cachaças do Brasil inteiro!”
        Se a cachaça é ótima para ser degustada pura, e também em caipirinhas e outros drinques, Janaína entende que ela pode ser também uma grande aliada na cozinha. Como exemplo, ela cita uma receita de Dona Cida, 87 anos, avó de Jefferson Rueda, que mora em São José do Rio Pardo. “A Dona Cida coloca cachaça na massa do pastel e o resultado é uma massa de pururucada e deliciosa”, conta. “A cachaça ajuda a massa, quando frita, a pipocar
bem. E pode ter certeza: quanto melhor a cachaça, melhor ainda o resultado.”
        Essa paixão faz com que realizar um evento gastronômico com a Cachaça Cambraia no Dona Onça seja, antes de tudo um grande prazer. “O convite só me estimula a investir mais no uso da cachaça na cozinha, para realçar o sabor dos alimentos”, afirma Janaína Rueda.
        Carolina Steagall Tommaso Harley acrescenta que há vários anos sua empresa vem realizando um trabalho de valorização da cachaça. “Temos muito orgulho em incentivar a cultura desta bebida 100% brasileira, especialmente no campo da gastronomia. Entendemos que cachaça é gastronomia, e gastronomia é cultura, afeto e memória”.
        Ela conta que já realizou várias ações com a Cachaça Cambraia envolvendo chefs e barmen de São Paulo, e que pretende continuar com esse propósito. E finaliza: “Estamos felizes e com grande expectativa com este evento no Bar da Dona Onça, o cardápio está maravilhoso e Janaína Rueda também levanta a bandeira da cachaça!”
 Localizado na galeria do histórico Edifício Copan, o premiado Bar da Dona Onça abriu suas portas em Abril de 2008, trazendo uma ótima opção para o centro paulistano. O nome faz referência ao apelido que Jefferson Rueda deu a sua mulher, a chef Janaína Rueda. A sempre elogiada cozinha de Janaína resgata a rica gastronomia do interior de São Paulo, com toques contemporâneos para pratos da década de 1950. Ingredientes de todos os cantos do Estado se misturam e resultam em uma grande variedade de petiscos e pratos.

CACHAÇA CAMBRAIA

De toque suave e amadeirado, a Cachaça Cambraia está disponível em três versões: Cambraia 5 Anos, perfeita para ser degustada como um single malt, Cambraia 3 Anos, também para ser saboreada pura, e Cambraia 1 Ano, a melhor escolha para a elaboração de drinques como a caipirinha. Blend de cachaças de Minas Gerais e São Paulo, Cambraia é a cachaça artesanal da Indústria de Bebidas Pirassununga. Recebe a classificação “Extra Premium”, por ser envelhecida por cinco anos em barris de carvalho de apenas 250 litros.ra km 210, Pirassununga, São Paulo, tel. (19) 3561-5433. Na internet, cachacacambraia.com.br.

Serviço A Cachaça Cambraia é produto da Indústria de Bebidas Pirassununga, empresa com sede na Rodovia Anhanguera km 210, Pirassununga, São Paulo, tel. (19) 3561-5433. Na internet, cachacacambraia.com.br.


        O Bar da Dona Onça fica na Avenida Ipiranga 200, Edifício Copan, Centro. Na internet, bardadonaonca.com.br.
        Funcionamento de segunda a quarta das 12h às 23h, de quinta a sábado das 12h às 24h, e domingo das 12h às 17h. A casa não tem estacionamento próprio – duas opções próximas são o Edifício Itália (Av. Ipiranga 344) e o Hotel Comfort (Rua Araújo 141).
 Arroz Embriagado 02 (Mauro Holanda)
 Arroz Embriagado 05 (Mauro Holanda)

 Caipirinha 3 Limões (Mauro Holanda)
 Carolina de Tommaso, diretora da Pirassununga e Janaina Rueda, 
do Bar da Dona Onça (Mauro Holanda)

 Compota de caju 04 (Mauro Holanda)

 Pastel de Bobó 02 (Mauro Holanda)


 Salada de Polvo 06 (Mauro Holanda)


Nenhum comentário:

Postar um comentário