segunda-feira, 2 de julho de 2018

Ana Luiza Trajano transformou o Brasil a Gosto em Instituto. Sediado na FMU, o IBAG está de cara e proposta nova. Tem cursos, tem site novo com muito conteúdo, tem canal no Youtube e tem linha de produtos em parceria com o Pão de Açúcar


O Instituto Brasil a Gosto está de cara, casa e proposta novas


Entidade presidida pela chef Ana Luiza Trajano anuncia uma série de novidades: site, websérie de receitas, cursos, parceria com a FMU e com o Pão de Açúcar


O Instituto Brasil a gosto, dedicado a pesquisas e resgates das tradições gastronômicas nacionais, apresenta novidades e seus planos para 2018.

Sala de aula

No início do ano, Ana Luiza Trajano deu assistência para a concepção da primeira pós em gastronomia da FMU, parceira do Instituto desde o fim do ano passado. Lançado em março, o curso é dividido por ingredientes e não biomas, e tem a chef como professora convidada dos módulos da mandioca e do milho.  

Dando sequência ao desafio de propagar o conhecimento sobre cozinha brasileira, agora em maio começam os primeiros cursos livres no Instituto Brasil a Gosto. Com um ou mais módulos, comprados pela plataforma da FoodPass, eles serão oferecidos na sede do Instituto, na Liberdade. O primeiro terá como tema os Queijos Brasileiros e será ministrado pelo Mestre Queijeiro Bruno Cabral. Acontece nos dias 2, 7 e 10 de maio, quando os alunos poderão fazer uma degustação de queijos acompanhados por vários tipos de mel de abelhas nativas, apresentados por Eugênio Basile, da MBee. Outros cursos já programados são: Pães de Fermentação Natural, com Luiz Américo Camargo;  Kombucha, Refrigerantes Naturais e Conservas, com a Companhia dos Fermentados; e Bebidas Brasileiras (cachaças, cervejas, vinhos, drinques e garrafadas).

Brasilagosto.org
Um dos pilares do Instituto Brasil a Gosto, fundado pela chef Ana Luiza Trajano há dois anos, é promover e divulgar conhecimento sobre a cozinha brasileira. Para isso, além de livros (Básico - Enciclopédia de Receitas do BrasilMisture a GostoCardápios do Brasil; e Brasil a Gosto), a entidade passa a contar com uma forte plataforma digital.

Entra no ar agora o site brasilagosto.org. Em português e inglês, ele é muito mais do que um canal institucional. Tem uma área para publicação de novidades, divulgação de eventos e cursos, apresentação de pesquisas, compartilhamento de histórias, assim como um banco de dados de receitas e ingredientes nacionais, que será alimentado gradativamente com o material coletado pelos últimos 15 anos de pesquisa da chef.

Pelo site também será possível acompanhar os projetos do Brasil a Gosto, comprar seus produtos, se engajar como voluntário, se inscrever em cursos e fazer doações à instituição – divididas em planos de valores diferentes, partindo do Tira-gosto, de 25 reais.

Junto com ele foi feita a reformulação das redes sociais do Brasil a Gosto, facebook.com/Brasilagosto e Instagram.com/InstitutoBrasilaGosto, alimentadas com notícias, histórias, receitas e imagens da cozinha brasileira.

O Instituto também inaugura seu canal no Youtube. Lá está sendo lançada a primeira série de vídeos passo a passo totalmente voltada a receitas tradicionais da cozinha nacional. Broa de milho, arroz carreteiro, acarajé e bobó de camarão são alguns dos pratos que serão explicados em vídeos curtos, didáticos e dinâmicos.


Juntos somos mais fortes

Este é um dos motes do Instituto, que busca ações em que possa interligar os vários elos da cadeia. Um dos frutos desta preocupação é a linha Caras do Brasil, que leva para as gôndolas de 80 lojas do Pão de Açúcar artigos de pequenos e médios produtores comprometidos com a gestão e a produção sustentável de seus negócios, selecionados a partir de uma curadoria do Brasil a Gosto. “Foram anos de trabalho garimpando esses artesãos da cozinha brasileira, pessoas que merecem destaque, mas que raramente têm a chance de se colocar dentro de uma grande rede de varejo”, diz Ana Luiza. Hoje a linha conta com 20 fornecedores regionais ativos e um portfólio com mais de 70 produtos de diferentes regiões do Brasil, entre farinhas, geleias, mel, castanhas e até artesanato.

Em 2018, o desafio é colocar em ação outro projeto que tem como meta conectar a cadeia gastronômica nacional. Desta vez, o Instituto Brasil a Gosto une-se à Embrapa, em um projeto que começa piloto na unidade do Clima Temperado, em Pelotas, mas que tem intenção de se expandir para as demais regiões.


#pelacozinhabrasileiraPara coordenar tantas iniciativas, um time foi escalado por Ana Luiza: Erika Chou, executiva do mercado financeiro, é quem responde pela direção administrativa; Bel Moherdaui, jornalista com vasta experiência em veículos como ClaudiaVogue e Veja, é a diretora de conteúdo, que tem em seu núcleo Leticia Rocha, jornalista especializada em gastronomia e mestre em Cultura Alimentar. Karina Pereira e Marizete Santos, cozinheiras que acompanham a chef desde o princípio do restaurante Brasil a Gosto, comandam as panelas em feiras e eventos dos quais o Instituto participa. Para complementar, um conselho multidisciplinar com nomes como a chef Roberta Sudbrack, as executivas Chieko Aoki e Sônia Hess, o consultor Charles Piriou, e o empresário Alexandre Canatella (CEO e co-fundador do Cybercook) e  a chef, pesquisadora e ativista Jussara Dutra.

O objetivo é reunir cada vez mais nomes no movimento #pelacozinhabrasileira e levar o patrimônio alimentar cultural do país para mercados, feiras, supermercados e mesas de todos os brasileiros.

Assista ao vídeo-manifesto do Instituto Brasil a Gosto em: youtu.be/GSbcRSxndsI

site: www.brasilagosto.org

Instagram: @institutobrasilagosto

Facebook.com/Brasilagosto

Youtube: Instituto Brasil a Gosto

Sobre o Instituto Brasil a Gosto

O Instituto Brasil a Gosto é um instrumento de difusão da cultura e dos costumes nacionais por meio da gastronomia. Baseia-se em pesquisas teóricas e empíricas por todo o país. Sua missão é fomentar projetos que valorizem os ingredientes nacionais e garantam sua acessibilidade ao público. Por meio do diálogo e da troca de experiências, o Instituto Brasil a Gosto luta para que a autêntica cozinha brasileira, arraigada em técnicas, saberes e produtos, seja uma realidade nos fogões e nas mesas de todas as casas do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário